Skip to content

Sobre nós

A Enciclopédia Digital de Estudos Insulares, um projecto desenvolvido no contexto do grupo de investigação LOCUS (Spaces, Places, Landscapes) do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEComp), procura coligir uma pluralidade de vozes contemporâneas sobre Ilhas e Insularidades, provenientes das mais diversas áreas científicas, nacionais e internacionais, colocando-as em diálogo numa plataforma comum.

Com o objectivo de desenvolver pensamento científico em torno de espaços, conceitos e prácticas da insularidade, a Enciclopédia Digital de Estudos Insulares procura estabelecer-se como ponto de encontro para todos os investigadores empenhados no estudo destes fenómenos. É neste sentido que a Enciclopédia conta com a colaboração de investigadores, alunos, académicos e especialistas que, em comum, partilham o interesse pelas realidades afectas à insularidade, trabalhando-as a partir de pontos de vista multímodos.

É objectivo desta Enciclopédia promover acesso a conhecimento científico, disponibilizando-o a toda a comunidade, razão pela qual procura aliar, em rede aberta, os mais variados contributos de áreas distintas, desde a engenharia, a literatura, a música ou a ecologia, entre outras, convocando-as, com espírito comparatista, para o mesmo espaço dialógico e sob um arquétipo comum.

Estruturalmente, a Enciclopédia encontra-se dividida em três categorias principais, “Epistemologias”, “Prácticas” e “Representações”, uma sub-categoria partilhada, Personalia, dedicada a conter entradas biográficas relevantes para cada uma das categorias temáticas, e uma categoria ensaística, “Ilhas no Antropoceno”, onde se propõe reflectir, a partir da contemporaneidade deste exercício enciclopédico, os lugares presente e futuro das ilhas e insularidades.

Conta com contribuições de dezenas de investigadores, com o apoio da entidade de acolhimento, o Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, assim como com o dos nossos parceiros institucionais, com particular destaque para a Universidade da Madeira, a Universidade de Malta e a International Small Islands Studies Association (ISISA). A Enciclopédia vem também prestar testemunho daquilo que, quando possível, é o motor da experiência científica enquanto serviço público, a cooperação entre pares, num movimento colaborativo em prol da comunidade.

Coordenação

Ana Isabel Moniz – Universidade da Madeira e Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa

Francisco C. Marques – CEComp Universidade de Lisboa

Godfrey Baldacchino – Universidade de Malta/ISISA

Conselho Científico Consultivo

Bertrand Westphal – Université de Limoges

César Domínguez – Universidade de Santiago de Compostela (USC)

Helena Buescu – Universidade de Lisboa e Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa

Maria de Lourdes Câncio Martins – Universidade de Lisboa e Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa

Onésimo Teotónio de Almeida – Brown University