Conflito de Funções

O funcionalismo estrutural é uma ramificação particular da sociologia que olha mecanicamente para a estrutura social e explica a sua coerência e persistência ao longo do tempo. Pode ser descrito como uma escola de pensamento na qual a sociedade é concebida como uma mistura de instituições, relacionamentos, funções e normas. Cada um serve um propósito específico e cada um é essencial para a existência contínua dos outros e da sociedade como um todo. Dentro deste modelo de ordem social, uma função é uma etiqueta de identidade que atribui a indivíduos lugares e poderes específicos dentro do sistema social; lugares e poderes que, por sua vez, são reconhecidos por outros que pertencem à mesma sociedade. Assim: de um professor numa sala de aula espera-se que ensine, que corrija e atribua notas aos trabalhos; e que dê conselhos académicos; enquanto do aluno é esperado que aprenda; siga as orientações do professor; faça trabalhos; e assim por diante. De cada pessoa na sociedade é esperado o desempenho de várias funções – por exemplo, a de pai, professor, amigo, vizinho, ativista político, membro de clube, cliente de supermercado, passageiro de autocarro, etc. – formando juntos um conjunto de funções. Para cada função, as pessoas geralmente entram em relacionamentos com diferentes membros da sua sociedade.

Não há nisto nada específico sobre pequenos sistemas sociais. O que se torna significativo é que, com sistemas sociais de menor dimensão, aumenta a probabilidade de ocorrer sobreposição de funções. Se entra num autocarro como passageiro, mas o motorista é o seu tio; se dá aulas a uma turma, mas um dos alunos é seu primo; se trabalha num banco, mas um dos funcionários é seu companheiro… Os membros que estão “em casa” em relação a uma função específica também são membros da(s) sua(s) outra(s) função/funções. As probabilidades de isso acontecer aumentam com a prática da multiplicidade de funções, uma função da especialização flexível. Quando essas situações ocorrem, as normas, responsabilidades e comportamentos esperados pela complementaridade de papéis (motorista-passageiro; professor-aluno, etc.) podem ficar difusas e tornar-se indeterminadas. Essas situações geram conflito de papéis: fornecem sinais pouco claros sobre qual o protocolo específico que deve prevalecer para as partes envolvidas na relação. A situação está aberta à exploração criativa ou à acomodação e pode até levar à corrupção. Esse comportamento é denunciado, é claro; e pode haver estratégias a ser implementadas para evitar que essas situações surjam em primeiro instância: os professores não devem ensinar e avaliar os seus próprios parentes; e os parceiros sentimentais não devem trabalhar na mesma agência bancária, por exemplo. Mas na prática, essas soluções elegantes podem não existir, especialmente quando não há uma disponibilidade aberta de alternativas.

Para o observador externo sem formação, o conflito de papéis é comum em sociedades pequenas. A natureza complexa e interligada das amizades e relações pode tornar a objetividade presumida e a base jurídico-racional dos papéis um pouco duvidosa. Os estranhos podem sentir-se confusos com os jogos que as pessoas em sistemas sociais pequenos jogam: a multiplicidade de papéis, por exemplo, foi descrita como gestão de crise no limiar da comédia (Weeks e Weeks, 1989) e sobrecarga de papéis (Krone et al., 1989, p. 62), para além de conflito de papéis (Baldacchino, 1997, p. 170). Para quem está por dentro, isto é apenas a rotina da vida numa sociedade pequena (muitas vezes insular). As sobreposições de papéis são “complicadas” (Baldacchino, 2007, p. 7). Não vão desaparecer. Devem ser geridas da melhor maneira possível; os limites devem ser respeitados e os incumbidos de papéis devem ser poupados de embaraços ou incertezas que podem afetar o seu trabalho e a sua probidade.

O funcionalismo já não é uma escola de pensamento dominante na sociologia. Foi fortemente criticado por fraquezas como negligenciar os organismos, a sua incapacidade de acomodar conflitos e explicar adequadamente a mudança social, e a sua falha em abordar desigualdades baseadas em raças, classes ou géneros. Por esta razão, o estudo dos papéis nos sistemas sociais já não é popular. No entanto, a construção de “controles e equilíbrios” dentro de ou entre organizações, frequentemente toma como garantido que a imparcialidade e a objetividade profissional em relações humanas podem ser estabelecidas. Mas as várias formas pelas quais as pessoas podem conhecer-se e estar relacionadas umas com as outras, com simpatias e antipatias associadas, em sistemas sociais pequenos, é um dado que pode afetar essas relações. Os partidos políticos, por exemplo, podem dominar todos os três ramos do governo, diretamente ou de outra forma, mesmo em democracias; e não apenas em pequenas jurisdições insulares, embora neste último caso seja mais provável que tal situação se desenrole (Baldacchino, 2012).

Godfrey Baldacchino

Referências

Baldacchino, G. (1997). Global tourism and informal labour relations: The small-scale syndrome at work. London: Mansell.

Baldacchino, G. (2012). Islands and despots. Commonwealth & Comparative Politics50(1), 103-120.

Baldacchino, G. (2013). History and identity across small islands: A Caribbean and a personal journey. Miscellanea Geographica, 17(2), 5-11.

Krone, C., Tabacchi, M. & Farber, B. (1989). A conceptual and empirical investigation of workplace burnout in the food service. Hospitality Education and Research Journal, 13(1), 83-91.

Weeks, J., and Weeks, P. (1989). A day in the life of the Ministry of Education: case study Vitalu. Survival is the name of the game. Paper presented at Pan-Commonwealth meeting on the organisation of ministries of education in small states. Malta: University of Malta.